Venha conhecer o Santuário das Aparições de Jacareí

Estrada Arlindo Alves Vieira, 300 - Jardim Colinas, Jacareí - SP, 12319-015

Telefone: 55 12 99701-2427

email: santuariodejacarei@gmail.com

Assine nosso site e fique informado das novidades!
Search by Tags

© 2017 by MensageiradaPaz.org

O site MensageiraDaPaz.org é mantido por peregrinos divulgadores.

Santo do dia - São Rodrigo e São Salomão - 13 de março

March 13, 2018

 

 

São Rodrigo e São Salomão
 

Rodrigo de Córdova (? – Cabra, 13 de março de 857) é um santo venerado nas Igrejas Católica e Ortodoxa. Faz parte dos mártires de Córdova, grupo de cristãos moçárabes condenados à morte por sua fé, durante os reinados de Abderramão II e Maomé I no Emirado de Córdova. Segundo a tradição, Rodrigo era um sacerdote muito zeloso em busca da santidade e cumprimento dos seus deveres, em um tempo onde os cristãos eram duramente perseguidos.  Rodrigo  tinha dois irmãos, um muçulmano e outro sem religião, atuando frequentemente como mediador das disputas entre os dois.
 

Certa noite, ao tentar apartar uma briga entre seus dois irmãos, foi espancado e ridicularizado publicamente por ambos. O irmão muçulmano mandou colocarem Rodrigo numa padiola e o levarem pelas ruas, enquanto ele ia gritando que Rodrigo havia apostatado e queria, antes de morrer, que fosse publicamente reconhecido como muçulmano. Rodrigo encontrava-se sem forças para reagir, mas sentia uma profunda angústia. Assim que recobrou os sentidos, fugiu para uma serra, permanecendo ali em contínua oração e contemplação, indo a cidade somente para buscar alimentos.
 

Algum tempo depois, em uma dessas ocasiões, Rodrigo encontrou-se com seu irmão muçulmano que o arrastou até o cádi

 (juiz muçulmano), acusando-o de retornar à fé cristã após ter se declarado muçulmano. Rodrigo negou que algum dia houvesse abandonado a religião cristã e declarou: “Nasci cristão e cristão hei de morrer”.

 

O cádi, no entanto, não acreditou em Rodrigo e o lançou numa das masmorras da cidade. No local, Rodrigo encontrou outro prisioneiro, Salomão, que fora preso pelo mesmo motivo. Os dois encorajaram-se mutuamente durante o longo encarceramento, que, segundo esperava o cádi, os faria renegar a fé cristã. Como permaneceram inflexíveis, os dois foram separados; mas, quando nem isso deu resultado, foram condenados à morte. Ajoelharam-se, abraçaram o crucifixo e degolados, foram martirizados em 13 de março de 857.

Santo Eulógio, que viu seus corpos expostos junto ao rio, informa que os guardas lançaram na corrente de água as pedras tintas com o sangue dos mártires, a fim de que o povo as não apanhasse para guardar como relíquias.

 

Oração a São Rodrigo e São Salomão

 

“Oh São Rodrigo e São Salomão, mártires de Nosso Senhor Jesus Cristo, que diante o juiz muçulmano, declarastes com coragem vossa fé cristã! Oferecei ao Senhor os vossos méritos em nosso favor, a fim de que tenhamos como vós uma fé forte e verdadeira, que não se abala diante das afrontas e dificuldades, mas, que permanece forte, ainda que com isso, tenhamos que pagá-la com o próprio sangue no martírio. Que a vossos exemplos, oh Santos mártires de Nosso Senhor Jesus Cristo, tenhamos uma vida santa, e com ela, levemos a todos o testemunho da verdade da Santa Fé Católica!

Ó Maria Santíssima, Virgem fidelíssima, fazei de nós perfeitos imitadores de São Rodrigo e São Salomão como eles foram vossos, imitando a vossa fé heróica, ainda quando todas as aparências nos pareçam contrárias!

 

São Rodrigo e São Salomão, rogai por nós!

 

 

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

03.11.2019 | "Aprendam com os Santos a serem amor para os outros, amor para Deus, amor para o meu filho Jesus e amor para mim..." | Mensagem...

November 6, 2019

Terço de São Judas Tadeu

October 31, 2019

1/15
Please reload

You Might Also Like: