São Zenon (Zeno ou Zenão) - Festa dia 12 de abril


SÃO ZENO ( ZENON OU ZENÃO) DE VERONA - PROTETOR DOS BEBÊS PARA ANDAR E FALAR, DOS PESCADORES, PADROEIRO DE VERONA - 12 DE ABRIL

Nascido no Norte da África e falecido em Verona no dia 12 de abril de 371. As festas adicionais em Verona são celebradas no dia 12 de maio dia do translado de suas relíquias e 6 de dezembro dia de sua consagração episcopal.

Como em seus sermões, Zeno descrevia como uma testemunha ocular o martírio de São Arcadius. Provavelmente ele nasceu na Mauritânea perto de Algéria em torno de 302 DC.

Em 8 de dezembro de 362 no reinado de Juliano, São Zeno foi consagrado Bispo de Verona, possivelmente pelo Arcebispo Aussenzius de Milão. Logo após a sua chegada em Verona, ele combateu ferozmente a idolatria que havia se espalhado pela cidade e conseguiu até mesmo reduzi-la nas regiões vizinhas onde o paganismo estava muito mais entrincheirado.

Ele se opôs ao Arianismo e defendeu a eterna geração do Verbo, em íntima união com o Espírito Santo o Filho e o Pai.

Seu sucesso em parte se deve a sua notável capacidade como orador. Zeno atraia multidões em seus sermões, 93 dos quais ainda existem, a mais antiga coleção de homilias em Latim que ainda existem.

De fato, as multidões eram tão massivas que Zeno foi obrigado a construir uma catedral maior. Cada Páscoa muitos corações eram convertidos e batizados na nova fé.

Ele pregava frequentemente para um grupo de freiras que viviam em um Convento em Milão e ( muito antes de Santo Ambrósio) ele já encorajava as virgens que viviam em casa a se consagrarem.

Enquanto Zeno tinha a reputação de um pastor muito trabalhador que com o maior zelo construía igrejas, ele é lembrado primeiramente com um escritor eclesiástico especialmente em tópicos como a virgindade de Maria no nascimento do Senhor.

Seus sermões são de especial interesse para a informação, e fornecem ao ensinamento do Cristianismo, organização, culto, adoração e a vida no 4º século. Ele salientava a importância dos sacramentos para vida cristã.

Para ele Batismo era o “Sacramento que verdadeiramente chama os homens mortos para a vida” .

Embora seus sermões nunca mencionaram a Eucaristia, ele indiretamente enfatizava a sua importância ao falar “do precioso pão e o vinho que vem da mesa do Pai ” e advertia ao seu rebanho que “nunca deviam tomar o Sacrifico sem estar preparado, porque oferecer o sacrifício sem preparo era sacrilégio e tomando-o assim, era mortal”.

São Zeno oferece um conselho prático para a vida cristã.

Ele nota que a fé na verdade revelada por Deus era necessária, mas importante para a eterna salvação era a caridade.

Muitos detalhes a cerca da vida de Zeno vem de documento medievais. De acordo com estas historias Zeno gostava de pescar no Rio Adige ( o segundo maior da Itália) que percorre Verona e ele tinha sido um pescador antes de ser consagrado.

Por esta razão ele escolhia viver em grande pobreza e reclusão. Pelos seus preceitos e o seu exemplo o povo era liberal nas suas dádivas e as suas casa eram sempre abertas para estrangeiros pobres, às vezes até mesmo desconhecidos e nem chegavam a pedir abrigo.

Ele os congratulava em não serem avarentos e guardarem alem do necessário e sim ajudarem aos pobres.

“Para que ser mais rico do que o homem que Deus o tem como devedor? ”

Esta inspiração de caridade provou ser vital quando os Godos conquistaram a vizinhança e tomaram vários cativos.

O povo de Verona era os que mais ofereciam suas possessões para resgatar prisioneiros.

Zeno é tido como tendo salvo Pistoia, Itália da inundação criada pela confluência dos rios Arno e Ombrone no que agora é conhecido como o Passo de Gonfolina, e doutra feita com narra Gregório o magno, o milagre que teve lugar dois séculos após a morte de Zeno baseado em testemunhas.

Em 589 o Rio Adige ameaçou Verona e o povo correu para a igreja de seu padroeiro Zeno.

As águas pareceriam respeitar as portas e apesar de estarem muito altas ( elas ficaram tão altas quanto as janelas) mas as águas não entraram em sua igreja.

A devoção a São Zeno cresceu por este e outros milagres e no reinado de Pepin, filho de Carlosmagno o Bispo Rotadus de Verona, trasladou as relíquias de Zeno para uma nova e espaçosa Catedral.

Seu corpo hoje está em uma magnífica igreja Romanesca na Itália, a Igreja de São Zeno Magiore em Verona.

ORAÇÃO A SÃO ZENO DE VERONA

São Zeno de Verona,

Bispo e servo do Senhor, protetor dos bebês,

vencedor do demônio,

que com tua pregação convertestes pecadores,

expulsastes forças malignas,

curastes doentes, e protegestes o povo de Verona de uma inundação

confiado a ti em tua Igreja,

onde apesar da água chegar nas janelas,

não avançou dentro de templo guardado por teu patrocínio,

escutai minha oração.

Livrai-me e aos meus dos acidentes, dos desastres,

doenças e forças malignas.

Por tua intercessão,

alcançai de Deus para mim a sabedoria para reconhecer os desígnios do Senhor e a resignação humilde diante da vontade divina.

Que eu possa sentir sempre o poder de tua intercessão.

São Zeno, orai por nós.

#santos

51 visualizações
Êxtase do vidente Marcos Tadeu
Êxtase Marcos Tadeu
aparecida-senhora-jacarei2016
extase-marcos-16-7-17
sinal-imagem-sagrado-coracao-pascoa1-2014-jacarei
Altar das Aparições
marcos-tadeu-extase-2
extase-marcos-lagrimas
Venha conhecer o Santuário das Aparições de Jacareí

Estrada Arlindo Alves Vieira, 300 - Jardim Colinas, Jacareí - SP, 12319-015

Telefone: 55 12 99701-2427

email: santuariodejacarei@gmail.com

Assine nosso site e fique informado das novidades!
Search by Tags

© 2017 by MensageiradaPaz.org

O site MensageiraDaPaz.org é mantido por peregrinos divulgadores.