Aparições de Garabandal

    

 Uma breve introdução
    O Papa Paulo VI disse, a respeito desta revelação: Garabandal é a história mais maravilhosa da humanidade, depois do nascimento de Jesus. É a segunda vinda da Santíssima Virgem nesta terra. É importantíssimo dar a conhecer ao mundo estas mensagens.
     A Vassula Ryden, Jesus revelou, em 10 de setembro de 1987:
    “— Vassula, Garabandal é a seqüência dos milagres. Entre um Milagre e o outro, tenho dado muitos outros sinais. (...) Escreve alguns deles: Lourdes; depois, Fátima; e, agora, quero que tu escrevas San Sebastian de Garabandal. Glorifica-Me! Lembra-te de que Eu sou a Luz deste mundo.”
      Apesar dos testemunhos de que essas aparições têm grande importância no Plano de Deus para a humanidade, são poucas as pessoas que conhecem sua história e mensagens. Infelizmente, muitas nem sequer ouviram falar de Garabandal.      

 

 

     Resumo dos acontecimentos      
     San Sebastian de Garabandal é um vilarejo ao noroeste da Espanha, próximo a Santander, onde, a partir de 1961, quatro meninas relataram haver tido uma série de aparições de São Miguel Arcanjo e da Virgem Maria.
     Ao todo, Maria Dolores (Mari-Loli), Conchita, Maria Cruz (Mari-Cruz) e Jacinta, com idades entre 11 e 12 anos, receberam cerca de 2000 aparições, num período aproximado de 5 anos.
     Nessas aparições, segundo as confidentes, Nossa Senhora pediu-lhes que suplicassem à humanidade, em seu nome, que retornasse a Deus, pela oração, o jejum, a confissão freqüente, recepção da Eucaristia e pela caridade.
     Três grandes acontecimentos futuros foram preditos por Nossa Senhora em Garabandal. O primeiro é um Aviso mundial, que será visto e sentido por todas as pessoas na face da terra. Após essa purificação pela qual o mundo passará, haverá um grande Milagre; posteriormente, em função das respostas da humanidade, aconteceria o Castigo.
     Uma vez que tais aparições desenrolaram-se por um largo período de anos, as confidentes foram extensivamente estudadas por médicos, cientistas e outros profissionais, enquanto se achavam em êxtase. Durante seus êxtases, as videntes não esboçaram reação alguma a estímulos sensoriais, tais como queimaduras e espetadelas com alfinete, dentre vários outros estímulos táteis, bem como a luzes brilhantes focalizadas diretamente sobre seus olhos, e nem mesmo lhes ocorreram efeitos naturalmente esperados de suas bruscas "quedas" extáticas diante de Nossa Senhora

.

   

      Mesmo depois de todos os estudos feitos nas videntes por médicos que as declararam pessoas normais e sem nunhum tipo de problemas mentais, emocionais ou psicológicos, e dos extases extraordinários e sobrenaturais que elas tinham, a avaliação inicial dessas aparições, pela Igreja, em 1961, concluiu que não havia "prova de que tais aparições, locuções ou revelações podiam, ser tidas como verdadeiras e autênticas". Em 1986, entretanto, O Bispo Del Val Gallo, de Santander, incumbiu uma nova comissão da reavaliação das ocorrências em Garabandal. Em 1987,o Bispo permitiu que sacerdotes visitantes celebrassem missa na igreja local, prática que havia sido restrita desde 1962. Durante estes 25 anos tantos os peregrinos como as videntes eram tidos como desobediêntes por continuarem a reunirem-se para rezar em um local de Aparição sem a autorização da Igreja. A posição definitiva da Igreja quanto aos eventos notificados em Garabandal está ainda por ser declarada. Ou seja, até os dias de hoje, estas Aparições não foram dadas a conhecer ao mundo por parte de quem mais tem a obrigação de divulgá-las. E isto causa, ainda nos dias de hoje, uma grandíssima dor no Coração da Santíssima Virgem que vem ao Mundo em suas Aparições para salvar seus filhos que A desprezam e não querem saber de Seus avisos para nada.

     Como tudo começou      
     Numa tarde de domingo, 18 de junho de 1961, Conchita e Mari-Loli decidiram ir pegar algumas maçãs no quintal de um professor.
    No momento em que estavam pegando as frutas, foram surpreendidas no ato pelas colegas Mari-Cruz e Jacinta, e terminaram todas comendo, juntas, as maçãs, num sítio chamado "La Calleja"(rua estreita).
     De repente, elas ouvem algo como um forte trovão, e um anjo sorridente, São Miguel Arcanjo, aparece, primeiramente a Conchita e posteriormente às outras crianças. Resplandecente, porém num tipo de luminosidade inofensiva aos olhos, deixa-as admiradas. Apesar da retumbante apresentação, nada lhes disse nessa primeira aparição. Pouco depois, as quatro meninas, com lágrimas de emoção, contariam a todos no vilarejo o que lhes sucedera, mas as pessoas não acreditaram.
     As aparições silenciosas do arcanjo continuaram pelos doze dias seguintes, até que, no dia 1º de julho, ele falou-lhes pela primeira vez:

    "— Sabem vocês para que vim? Vim para lhes anunciar que amanhã, domingo, a Virgem Maria lhes aparecerá como Nossa Senhora do Monte Carmelo".


    As aparições de São Miguel eram uma preparação das crianças para a vinda de Nossa Senhora.
     No dia seguinte, inúmeros visitantes de outras cidades, juntaram-se às pessoas da aldeia para testemunharem o grande acontecimento. Por volta das seis horas da tarde as quatro jovenzinhas encaminharam-se para o local onde haviam visto o anjo. Ao chegarem, a Virgem Santíssima apareceu tendo lado a lado dois anjos. As meninas reconheceram S. Miguel Arcanjo, o que lhes havia aparecido, mas o outro era idêntico. Entrementes pairava por sobre Maria um gigantesco olho, que, segundo opinião das meninas, era o olho de Deus. Elas falaram aberta e familiarmente com Nossa Senhora, e rezaram o terço na sua presença.
    
 Duas mensagens

     Em 4 de Julho de 1961, Nossa Senhora deu a primeira mensagem inteiramente pública às meninas e pediu-lhes que a divulgassem no dia 18 de Outubro de 1961. Sendo avisados com bastante antecedência, mais de 3.000 pessoas acorreram a aldeia, sob a inclemência de um dia encharcado de chuva, para ouvirem o seguinte:

    "T
emos que fazer muitos sacrifícios e muita penitência, assim como visitar freqüentemente o Santíssimo Sacramento. mas antes de tudo devemos levar uma vida santa, senão um castigo cairá sobre nós. O cálice está a encher-se muito, e se nós não nos emendarmos, um grande castigo sobrevirá a todos nós."

     Durante os quatro anos seguintes, a divina Senhora apareceu às crianças freqüentemente, até mais de uma vez num só dia, mas este foi apenas o começo dos grandes eventos que ocorreriam.
     Em tempo próximo ao fim das aparições, N. Senhora disse às videntes que estava descontente, pois sua primeira mensagem fora despercebida. Por isso anunciou que ia dar uma segunda mensagem, que seria a última, pela intercessão de São Miguel, no dia 18 de junho de 1965. Com o aproximar-se do dia marcado, milhares de visitantes acorreram, da Espanha e de muitas terras estrangeiras, superpopulando a pequena aldeia montanhosa, para testemunharem a aparição e ouvirem a seguinte mensagem da Santíssima Virgem:

   
 "Em virtude de a minha mensagem de 18 de Outubro não ter sido obedecida nem realizada e conhecida pelo mundo, advirto-vos, pois, que esta é a última. De inicio, o cálice estava a encher. Agora está a transbordar. Muitos cardeais, muitos bispos e muitos padres estão no caminho da perdição e com eles estão conduzindo muitas almas. Cada vez menos importância se dá à Eucaristia. Vós deveis afastar a ira de Deus para longe de vós com vosso esforço. Se Lhe pedirdes perdão com coração sincero, Ele vos perdoará. Eu, a Vossa Mãe, pela intercessão de São Miguel, peço que vos emendeis. Estais a receber o último aviso. Amo-vos muito e não quero a vossa condenação. Rezem com sinceridade e nós ouviremos as vossas preces. Deveis FAZER MAIS SACRIFÍCIOS. Lembrai-vos da Paixão de Jesus".
  
   A mensagem principal
      A principal mensagem de Garabandal é profética sobre o futuro da humanidade. Três grandes acontecimentos futuros foram preditos por Nossa Senhora em Garabandal. O primeiro é um Aviso mundial, que será visto e sentido por todas as pessoas na face da terra. Após essa purificação pela qual o mundo passará, haverá um grande Milagre; posteriormente, em função das respostas da humanidade, aconteceria o Castigo.
      
O Aviso

      As mensagens de Nossa Senhora anunciam uma purificação da humanidade por meio de uma ação divina (conceito ratificado em A Verdadeira Vida em Deus, pela confidente Vassula Ryden).
      Sobre o aviso, disse a confidente Conchita:
     "O Aviso será uma purificação, preparação para o Milagre, e o verão todos; e todos se darão conta do mal que fazem com seus pecados" (01 de novembro de 1966).
       
Um testemunho à sua tia e madrinha Maximina Gonzalez forneceu alguns detalhes do Aviso:
      "- Será de caráter terrivelmente aflitivo e impressionante.
      - Terá uma dimensão universal, ou seja, alcançará a todos, em todas as partes.
      - Veremos que 'é coisa do Céu', o que impedirá os homens de fazerem qualquer coisa que não seja implorar a misericórdia de Deus.
      - Virá com uma finalidade de salvação - para que os bons se aproximem mais de Deus e os maus tomem a sério a necessidade de se emendarem.
      - Ela virá, sem dúvida, e virá antes do Milagre; ninguém, porém, sabe o dia e a hora. Sua hora, provavelmente, será uma hora de misteriosas trevas.
      -
Nessa hora, não haverá outro refúgio e consolo que não seja a oração".
       Em mensagem ao Padre Gobbi, a Mãe de Deus assim o anuncia:
      "... O que acontecerá será uma coisa tão grande, que jamais houve desde o princípio do mundo. Será como um pequeno Juízo e cada um verá a própria vida e todas as suas obras na própria luz de Deus". (outubro/1992)
   
   O Milagre
     Segundo Conchita, o Milagre deverá ocorrer menos de 12 meses depois do Aviso. Aconteceria numa Quinta-feira, às 8 e meia da noite, coincidindo com a festa de um mártir da Eucaristia. Ela sabe a data anunciará ao mundo 8 dias antes.
    
O Milagre aparecerá no céu e durará cerca de 15 minutos. Todos que estiverem em Garabandal ou nas montanhas próximas poderão presenciá-lo. Os doentes que estiverem em Garabandal ficarão curados, os incrédulos acreditarão e os pecadores se converterão. Segundo Conchita, será um fenômeno muito mais espetacular que o "Milagre do Sol", ocorrido em Fátima, em 1917, quando 70 mil pessoas viram o sol pulsar e se movimentar no céu.
Um sinal permanente do Milagre será semelhante a uma coluna de fumaça que ficará nos pinheiros em Garabandal, e não haverá dúvida de que é obra de Deus.  

 

      O Castigo
     O Castigo virá por que muitos, mesmo depois do Aviso e do Milagre, não quererão converter-se e preferirão continuar a própria vida sem Deus. Este Castigo acabará com dois terços da humanidade. É sério, é grave e é urgente a conversão! Tenhamos em vista que a conversão não se dá da noite para o dia. A nossa mudança precisa de tempo. Sendo assim, aqueles que estiverem esperando um parecer da Igreja para acreditarem nas aparições para se converterem ou estiverem esperando o dia do aviso, fatalmente se perderão.

O tempo que Deus nos dá é este tempo de Misericórdia onde temos Mensagens em abundância para vivermos e buscarmos ao Senhor com sinceridade e amor. Quando este tempo findar não nos será dado nem mais um minuto para fazermos o que não queremos fazer agora.
     

Em Suas Aparições em Jacareí, Maria Santíssima, Nosso Senhor e os Santos, tem falado muito sobre o Aviso, alertando-nos de que ele está próximo. Eis os trechos de algumas destas Mensagens:


"Meus filhos, mudem de vida rapidamente!... Não esperem os Últimos Avisos e Sinais para que se convertam, pois depois disso, será muito tarde!...
(Maria Santíssima em Jacareí, 17/04/1994)

"...DEPOIS QUE AS APARIÇÕES DE MEDJUGORJE TERMINAREM, NUNCA MAIS VOLTAREI A ESTE MUNDO! POR ISSO MEUS FILHOS, ESTE TEMPO EM QUE EU ESTOU APARECENDO EM MEDJUGORJE E AQUI EM JACAREÍ , É UM TEMPO DE GRAÇA,  ÚNICO , SINGULAR, IRREPETÍVEL QUE NUNCA MAIS SERÁ DADO À HUMANIDADE NOVAMENTE.
Aproveitai-o para que verdadeiramente vós possais converter-vos sinceramente e possais adiantar-vos no caminho do amor, da graça, da conversão, da santidade e da paz. Caso contrário Meus filhos, no dia do Aviso e do Castigo, grande será o vosso desespero por terdes visto que jogastes fora os dias preciosos deste tempo em que Eu estou convosco e que aproveitastes mal todas as graças que Eu vos dei ao longo das Minhas Aparições.
(Maria Santíssima em Jacareí, 26/06/2011)

"...JÁ VOS DISSE MUITAS VEZES QUE O AVISO ESTÁ PRÓXIMO, MAS O MUNDO NÃO FAZ CASO DOS AVISOS QUE DOU DE TUDO AQUILO QUE DEVE ACONTECER.
PARA OS MAUS SACERDOTES QUE ESTRAGARAM AS COISAS SANTAS, QUE ENSINARAM OS ERROS E ARRASTARAM APÓS SÍ MILHÕES DE ALMAS, O DIA DO AVISO SERÁ UM DIA DE PAVOR E DESESPERO MEUS FILHOS! ELES ARRANCARÃO OS CABELOS DA SUA CABEÇA, AMALDIÇOARÃO A SUA TRAIÇÃO FEITA A DEUS, MAS SERÁ TARDE DEMAIS PARA ELES. O TEMPO DA MISERICÓRDIA OS VISITOU, MAS ELES NÃO QUISERAM RECONHECÊ-LO E COM ELES TAMBÉM NÃO SERÃO PERDOADOS TODOS OS QUE OS SEGUIRAM, TODOS OS QUE OS AMARAM MAIS DO QUE A MIM, QUE AMARAM MAIS AS PALAVRAS MÁS DELES DO QUE AS MINHAS PALAVRAS, QUE PREFERIRAM ACREDITAR NELES DO QUE ACREDITAR EM MIM, QUE SOU A VOSSA MÃE.
POR ISSO MEUS FILHOS, SE VÓS NÃO QUISERDES NO DIA DO AVISO SOFRERDES AS MAIORES DORES DA ALMA SUPLICO-VOS:
CONVERTEI-VOS SEM DEMORA!
OUVI A MINHA VOZ ENQUANTO ELA AINDA SE DEIXA OUVIR POR VÓS. (Maria Santíssima em Jacareí, 23/06/2011)

"...Estas Aparições de Jacareí são o último sinal de Deus dado ao mundo. São o último chamado, o último aviso, para que todos se convertam antes do GRANDE AVISO que virá em breve, que sacudirá as consciências de cada ser humano, fará cada um ver todos os seus pecados da sua vida passada sem Deus e que fará com que muitos sintam tal horror pelos seus próprios pecados, que prefeririam nem mesmo ter nascido. Muitas dessas pessoas se verão como que ardendo no fogo, um fogo tão terrível quanto o do inferno, mas não será ainda um fogo natural, será o fogo da verdade, o fogo do Espírito Santo, o fogo da Divina Justiça que vai lhes mostrar os seus pecados tal como Deus os vê e estas pessoas, estas almas, queimarão, sentirão uma dor interior muito pior do que se elas estivessem dentro de um grande forno a queimar, a arder...
Vós Meus irmãos, purificai-vos para o dia do AVISO! E como deveis purificar as vossas almas, as vossas consciências? Convertendo-vos de verdade, obedecendo todas as Mensagens da Mãe de Deus, vivendo em estado de graça, para que naquele dia inesperado vós não venhais a sofrer ou até mesmo a expirar de tanto sofrimento que acometerá as almas dos pecadores e daqueles que não estiverem em graça pelo mundo inteiro.
(Santa Juliana em Jacareí, 19/06/2011)

"...Aquilo que Eu disse em Fátima repito-vos, Meus Filhos: C O N V E R T E I – V O S!
Não ofendais mais a Deus Nosso Senhor que já foi por demais ofendido! Preparai-vos porque o ‘grande aviso’ está próximo, sacudirá a Terra inteira, estremecerá até as consciências mais obscuras, indiferentes e duras. Todos os homens saberão que Deus está vivo, que Ele existe, Ele é a verdade e só Nele está a plenitude e o sentido da vida. Com o ‘aviso’ vós mesmos vos tornareis melhores, amareis mais ao Senhor e a Mim. Sereis mais fiéis."
(Maria Santíssima em Jacareí, 15/05/2011)

"...Pouco é o tempo da Misericórdia para vós, e muito perto de vós está o grande AVISO que Eu mandarei a toda a Terra. Nenhuma alma, nenhum ser humano escapará deste AVISO! Sacudirá as consciências, será como que um pequeno JUÍZO acontecido na vossa vida, será como passar pelo juízo particular depois da morte antes mesmo de morrer. Cada um verá a sua vida, cada um verá toda a sua existência, mas não com os próprios olhos, mas com os Olhos de Deus, como Deus vê a vossa vida, como Deus vê os vossos pecados. Cada um verá o mal que fez e o bem que não fez e por cada mal, por cada pecado que tiver cometido sofrerá, sofrerá o peso da Minha Justiça, sofrerá o peso esmagador da Minha dor, da dor que Me causaram os vossos pecados, da dor que Me causou o bem que podíeis ter feito e não fizestes porque estáveis andando atrás e buscando unicamente a satisfação da vossa vontade, dos vossos interesses, dos vossos prazeres. Sofrereis o peso da dor que cada bem que podíeis ter feito e não fizestes causou no Meu Coração e no Coração da Minha Mãe. Sentireis a dor que Nos causaram os vossos pecados, sentireis o peso da responsabilidade dos vossos atos, sentireis o grande desgosto que os vossos pecados causaram a Mim e à Minha Mãe e que Nos fizeram derramar tantas lágrimas até de sangue. E este peso esmagador para muitos será tão grande que alguns não suportarão e morrerão, mas morrerão não de uma dor física, mas sim de uma dor espiritual, na alma, que será em muitos tão forte que poderá dar a morte.
Este AVISO será mandado para vós em breve, em dia e hora que vós não conheceis e que não esperais e que surpreenderá a cada um no estado em que estiver. Naquele momento também as almas boas verão as boas ações que fizeram, as muitas orações que rezaram, a obediência que tiveram às Mensagens da Minha Mãe, as almas que converteram e que salvaram com o seu esforço, todo o bem que produziram com o Seu trabalho intenso e laborioso cumprindo tudo quanto Nós vos mandamos em Nossas Mensagens. E para essas almas, tudo isso naquele momento será o maior consolo, verão que o seu tempo não foi perdido, verão que o tempo dedicado e consagrado as suas vidas, a Mim e a Minha Mãe foi a melhor coisa, foi a coisa mais bendita que fizeram em toda a sua vida, e naquela hora, para essas almas, grande será a paz, grande será a consolação que Eu darei.
Este AVISO que está muito perto de vós chegará em breve Meus filhos, sacudirá a face da Terra, nenhum homem mais desconhecerá a verdade depois dele, todos saberão que Eu existo, todos conhecerão a verdade, todos conhecerão o ‘sim’ que devem Me dar. Mas, como muitos ainda assim não mudarão, continuarão dizendo-Me não e dizendo sim a si mesmos, ao mundo e ao pecado, depois do aviso Eu mandarei o MILAGRE, será a última âncora de salvação que Eu lançarei ao mundo inteiro e se depois dele não quiserem Me responder ‘sim’ então mandarei o CASTIGO. Este castigo será o pior que já viu a humanidade ingrata e pecadora.

Por isso Meus filhos, pouco é o tempo da Misericórdia que resta para vós. Convertei-vos sem demora! Mudai os vossos corações. Os Meus olhos estão exaustos de tanto chorar por ver que mandei a Minha Mãe e Eu mesmo fui com Ela a muitos lugares da Terra, chamando à ORAÇÃO e à PENITÊNCIA, mas quase ninguém quis responder aos Nossos chamamentos. "
( Nosso Senhor Jesus Cristo em Jacareí, 01/05/2011)

"...Apressai a vossa conversão porque o Aviso está muito próximo! O Aviso será dolorosíssimo para aqueles que não quiseram renunciar a si mesmos e entregar-se completamente à Mim como Eu tantas vezes vos pedi ao longo destes anos.
Aqueles que viveram apegados a si mesmos e a sua vontade, sofrerão uma dor tão grande com o Aviso que preferirão a própria dor da morte do que padecer aquela dor que sentirão na alma por terem preferido a si mesmos , por terem amado a si mesmos mais do que a Deus e a Mim... Por terem preferido a própria vontade do que fazer a vontade de Deus e a Minha. Quão terrível será aquela dor Meus filhos! Até os demônios ficarão espantados com o semelhante castigo que se abaterá sobre a alma de todos os ímpios ... de todos os pecadores...
Por isso, APRESSAI A VOSSA CONVERSÃO! Do contrário, morrereis de dor, de desespero e angústia no dia do Aviso.
Rezai, rezai muito porque o Aviso está às portas. Sacudirá toda a humanidade! Não haverá ser vivente que poderá esquivar-se ou escapar a ele..."

( Maria Santíssima em Jacareí, 17/04/2011)

O tempo é curto e em breve virá o grande Aviso para a humanidade. Muitos morrerão no Aviso... Parecerá que o Céu estará em chamas, os corpos de muitos parecerão também estar em chamas ao verem passar diante de si toda a sua vida levada sem Deus, o mal que fizeram e o bem que poderiam ter feito e não fizeram porque tiveram má vontade ou foram languidos. Muitos morrerão ardendo nestas chamas, nestas chamas da Justiça Divina, neste fogo que Deus acenderá na alma, naquele momento em que a alma vê a sua vida, a sua própria existência com os olhos com os quais Deus vos vê e muitos morrerão abrasados e queimados nestas chamas que a Justiça Divina acenderá nas almas de todos os homens de uma só vez e ao mesmo tempo.

Ai da alma languida! Ai da alma surda à Minha voz! Ai daquela alma que conheceu o que Eu queria dela e não fez o que Eu queria. Estas almas sofrerão um desespero tão grande como nunca houve desde que o mundo existe.

Por isso, vos peço filhinhos, para livrar-vos da grande dor que os pecadores sofrerão dentro de si naquele momento, vivei uma vida santa como Eu tanto vos tenho pedido e como Eu tanto vos supliquei Aqui que tivésseis e que vivêsseis.
( Maria Santíssima em Jacareí, 27/03/2011)

‘O Aviso’ será quase tão terrível quanto ‘O Castigo’, Meus filhos... Dará à morte a muitos que não quiseram escutar Minhas chamadas porque muitos já ultrapassaram o limite suportável e tolerável até mesmo pelo Céu, até mesmo pela Misericórdia Divina...
Quantos traíram o Meu Coração... Quantos traíram o Meu Amor... Quantos trabalharam eficazmente para destruição de Minhas Aparições, para impedir que Minhas Mensagens chegassem às almas dos Meus filhos, para impedir que o Meu trabalho, que o Meu esforço, que o Meu sacrifício lograsse êxito!
Quantos, quantos infelizmente, fizeram isso e ultrapassaram todo o limite suportável que a Misericórdia Divina pode tolerar!...

Por isso, Meus filhos, é que ‘O Castigo’ será tão terrível!  E é por isso também que ‘O Aviso’ será tão terrível quanto ‘O Castigo’ e dará à morte a muitos, a muitos mesmo...

"...Se vós não quiserdes estar no número destes infelizes, ouvi o Meu apelo, ouvi a Minha voz, dai-Me os vossos corações sem reservas, dai-Me o vosso “SIM” para que Eu possa transformar-vos e modelar-vos segundo a Minha vontade, a vontade do Senhor até que tomeis ‘aquele formato’ que Deus deseja que tenhais: o formato de ‘Grandes Santos’, de almas abrasadas de Amor em pura transformação por Ele, por Mim e também pela salvação dos vossos pobrezinhos irmãos pecadores.
Desta forma, Meus filhos, vinde a Mim enquanto ainda estou aqui chamando-vos porque em breve, muito em breve, a Minha Voz silenciará e então ribombarão os castigos, os trovões da justiça de Deus!"
( Maria Santíssima em Jacareí, 20/03/2011)